5ª Missão

Em outubro de 2013 um grupo formado por acadêmicos e professores do curso de Medicina da FUPAC – Araguari, PUC – GO e FACIPLAC – Brasília, dentistas e voluntários da ONG Missão África, embarcou rumo à Dondo, em Moçambique. Foi realizado atendimento médico e odontológico da população da comunidade escolar da escola da ONG Missão África na aldeia de Mutua, e de crianças acompanhadas no centro de recuperação nutricional Samora Machel, em Dondo, Moçambique.

ADRIANA DE ALMEIDA
ADRIANA SIQUEIRA RABELO
ALEXANDRE GOMES DE BARROS
ANA PAULA DE SOUSA NASCIMENTO
ANDRE LUIZ O. CALÇADA
BRUNA MARQUES VILARINHO
CAROLINA BARBOSA LEMOS
CELIA MARIA SOARES
CLAUDIA QUEIROZ GARCIA CAL?ADA
CLAUDIO ROBERTO FELICE
DEBORA ALVES DE OLIVEIRA AGUIAR
DIONE BORGES TAVARES JUNIOR
DIVINO SILVA
ELIZETE MARIA DOS ANJOS
FABIANA RIBEIRO BARCELOS COSTA
FERNANDA FERREIRA E SILVA
FRANCISCO JOSÉ GONÇALVES DUTRA
GUSTAVO DE MARQUE VIEIRA
HELOANA ALBINO CAMPOS
JOÃO BATISTA DESTRO FILHO
JOÃO PAULO CARDOSO DUTRA
JULIANA PONTES PINTO FREITAS
KESIA CRISTINA BORGES LIMA
LINDALVA LOPES DAMACENO
LUCAS FERNANDES CARNEIRO MOURA
LUCIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA DE MARCELLO
MARCO TÚLIO C. ALVES
MARIANA LARA DE ARRUDA
MAURICIO CALHAU FREITAS
MELLISSA COSTA E SILVA LOBATO
NOEMI MENDES ALVES LEMES
PAULA TAVARES SPIRANDELLI
POLIANA P. V. B. REIS SOARES
VANIA APARECIDA DE ASSIS DE CARVALHO BESSA

Nessa edição do projeto estivemos mais uma vez prevenindo e atenuando os sofrimentos humanos, prestando socorro e proteção aos necessitados com toda a imparcialidade, sem distinção de raça, nível social ou religião. Pudemos ainda contribuir para a luta contra as epidemia da maária, para a prevenção das doenças e a melhoria da saúde, pelo emprego dos cuidados médicos e a difusão de conhecimentos de higiene e medicina preventiva. Trabalhamos no combate à fome e focamos na proteção à família e à infância.

Através deste projeto entendemos a relevância  das ações básicas de saúde no desenvolvimento de práticas de educação e prevenção primária, empregando o uso correto da água, a promoção da adequada nutrição infantil, a higiene bucal e outros hábitos de higiene.

Dentre as atividades realizadas pela ONG ainda listam-se o sustento de uma escola com 133 crianças de quatro e cinco anos em Mutua, uma das aldeias mais pobres da cidade do Dondo. Nesta escola, que funciona em período parcial, além da educação as crianças recebem também uma refeição ao dia. A visão da ONG é estender o atendimento dessas crianças para período integral garantindo maior eficácia na educação e também nutrição dessas crianças e para isso precisamos de padrinhos parceiros. Se na escola uma criança deixa por motivos diversos de frequentar as atividades sem a possibilidade de retorno outra criança será admitida visto a grande necessidade e demanda de tais projetos no país.

Outra vertente do trabalho da ONG está em trabalhar em parceria com um centro de recuperação nutricional na comunidade de Samora Machel em Dondo. Nesse centro crianças gravemente desnutridas são atendidas também num processo de apadrinhamento onde as mesmas recebem semanalmente um composto de recuperação nutricional em geral de origem proteica que corresponde a significativa parcela da refeição semanal dessas crianças. Essa logística é feita pelos nossos parceiros que trabalham há vários anos nessa comunidade. No centro nutricional as crianças quando em melhores condições são graduadas do projeto e novas crianças são sempre admitidas.

Conhecer a necessidade nos trás a responsabilidade de compartilhar com esse país o privilégio de assistir o desfavorevido. É impossível se tornar consciente do problema e não se dispor a ser também parte da solução. Por isso gostaríamos de convidar você pessoalmente a conhecer e se envolver mais com o projeto.

 

2 comentários em “5ª Missão

  • 26 de dezembro de 2016 em 8:29 AM
    Permalink

    Meu nome é Cedna sou professora de Letras Português e Espanhol na rede municipal de Uberaba efetiva a 28 anos.Trabalho como gestora e professora na Educação Infantil e ensino Fundamental.Ministro cursos de capacitação para professores e gestores.Oficinas de musicalização com sucatas e expressão corporal dentre outras atividades.Vi a reportagem na Rede Integração sobre o Projeto de vocês,e me interessei em participar.Como devo proceder gostaria de maiores informações.
    Desde já agradeço .

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *