2ª Missão

No mês de Janeiro de 2012 um grupo formado acadêmicos e professores do curso de medicina da UNIPAC – Araguari, Unievangélica (Goiás), Gama Filho (Rio de Janeiro) e por integrantes da organização não governamental Missão Sal da Terra de Uberlândia, embarcou rumo à Maputo capital de Moçambique. Quatro Universidades e Faculdades de Medicina foram envolvidas (UFU/UNIPAC/Gama Filho e UniEvangélica). A equipe era composta por pessoas de Uberlândia, Brasília, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Frutal e Rio de Janeiro.

Equipe

Afonso Henrique Teixeira Magalhães Issa

Alex Júnior Jacó da Silva

Antonio Cesar Ribeiro Junior

Camilla Dias

Cairo de Carvalho

Joao Batista Arantes da Silva

João Lucas Pontes Freitas

Juliana Pontes Pinto Freitas

Lidia Mayrink de Barros

Letiele Machado Luz

Luciana Leite Corsino Borges

Mariana Dietz

Marina Teixeira de Deus

Mauricio Calhau Freitas

Nathalia Louly

Pedro Paulo Pontes Freitas

Rodrigo Penha de Almeida

Thais Crhistine

Suzana Loro

Os custos do projeto giraram em torno de R$100.000,00.

1. Transporte, hospedagem e alimentação: custeado pelos próprios voluntários.

2. Insumos para atendimento médico: fornecidos pela Universidade Presidente Antônio Carlos.

3. Itens para distribuição nas comunidades carentes: arrecadados junto a sociedade civil.

O que aconteceu:

Foram realizados cerca de 900 atendimentos médicos.

Mais de 100 variedades de medicamentos (analgésicos, antiparasitários, antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, polivitamínicos) com distribuição de cerca de 15.000 comprimidos, 1000 frascos de medicamentos, 380 ampolas de  medicamentos injetáveis e 50 tubos de pomadas alem de grande quantidade de materiais para curativos e procedimentos, luvas, máscaras, aventais descartáveis, produtos para assepsia entre tantos outros. Foram ainda distribuídos: 796 escovas de dentes  e 465 tubos creme dental, 50 Kg de leite em pó em saquinho ou seja cerca de 3000 copos de leite, 500 pirulitos, 3500 balões, 450 pares de sapatos novos e diversas roupas novas.

Doações transportadas = num total aproximado de 700kg.

Para a efetivação do projeto foi fundamental a atuação da Embaixada do Brasil em Maputo.

2missao

Na foto: Nilto (JOCUM); Juliana; Embaixador do Brasil em Moçambique; Rodrigo; Cairo

Foram realizadas atividades preventivas e educativas em orfanatos e comunidades assistidas pela ONG JOCUM em Maputo abordando os temas de doenças comuns da infância, hipertensão arterial, DST e SIDA e saúde oral. Do total de pacientes 58% era do sexo feminino e a faixa etária predominante foi a pediátrica. Dentre as pessoas atendidas a média das que faziam uso de água tratada foi de 7,01%, do consumo de carne semanalmente foi de 1,6 dias, de consulta ao médico por ano 1,2 vezes, do número de gestações foi quatro e de duração de amamentação de 18 meses.

grafico5