Semana Mundial da Água – SEJA VIDA!

No mundo 768 Milhões de pessoas não tem acesso a nenhuma fonte de água potável. Uma em cada três pessoas não vivem com uma estrutura de saneamento básico. Cerca de 1600 crianças abaixo de 5 anos, morrem todos os dias no mundo por doenças relacionadas a falta de água, ou ao consumo de água de baixa qualidade, ou seja, contaminada.

A região em que atendemos, em Moçambique, é extremamente carente em recursos hídricos, mais da metade da população não tem acesso a água potável. Nas comunidades os poços artesianos são a única fonte de água disponível. Pessoas precisam caminhar quilômetros para abastecer os seus baldes com água.

Pouca coisa pode ser feita, já que a falta de investimento por falta do governo, é a principal causa para o desabastecimento da população. Mas sempre tem algo para ser feito, certo?

Poço Artesiano – Mutua

Nós tentamos amenizar isso, construindo poços em comunidades que não possuem. Em 2016 furamos nosso 1º poço artesiano, em Mutua. Antes as pessoas dessa comunidade precisavam caminhar certa de 10 km em busca de água, e hoje a água está mais perto, água de qualidade, uma vez que o poço foi furado a uma profundidade onde o lençol freático ainda não esta contaminado.

Em 2018 planejamos construir mais poços artesianos em comunidades assistidas pela Missão África. Em Abril iniciaremos as obras no bairro de Mandruzi, onde firmamos recentemente uma parceria com os lideres comunitários, e assumimos a finalização das obras da Escola Comunitária Vinde, e a manutenção de todos os alunos. Hoje são 150 crianças assistidas nessa escola.

Quer se juntar com a gente nessa campanha, e nos ajudar a levar água a lugares que não possuem acesso? 

Faça sua doação, e nos envie o comprovante por e-mail, com o titulo: Campanha da Água.

Nos ajude a levar água para essas pessoas!

ÁGUA É VIDA! 

Sobre o Fórum Mundial da Água: 

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Fonte: 8º World Water Forum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *